sábado, 27 de fevereiro de 2016

Opala SS

Em junho de 1970 a GM lançou a versão SS com quatro portas e deixou o público boquiaberto. Faixas laterais e sobre o capô chamavam a atenção de longe e a sigla SS se destacava na grade dianteira. As rodas com desenho exclusivo também se tornaram uma das marcas registradas do modelo. 
  A própria Chevrolet, no folheto de propaganda da primeira versão, apelava para os primos norte americanos, citando Camaro e Chevelle. Câmbio de quatro marchas no assoalho, freios a disco nas rodas dianteiras e aceleração de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos eram destacados 

. Como opcionais, apenas rádio, desembaçador e ar-condicionado.
    
    A sigla SS está por todos os lados; Nos para-lamas, a inscrição 4.100 identifica a versão esportiva.
Além da cara de poucos amigos, outra novidade estava debaixo do capô: o motor de seis cilindros em linha com válvulas na cabeça, 140 CV a 4000 rpm, torque máximo de 29,0 kgfm a 2400 rpm. Transmissão 4 marchas no chão, todas sincronizadas., tornando-se um ícone entre os apaixonados por Opala e recebe até hoje diversas receitas de preparação. A velocidade máxima quase encostava nos 170 km/h.recebeu um aumento de cilindrada, passando de 3,8 litros para 4.1tendo um ganho de 23 cavalos.

Reduções: 1a 2,79:1, 2a 2,02:1, 3a 1,39:1, 4a 1,00:1, Ré 3,57:1. Eixo traseiro semiflutuante, redução 3,08:1, diferencial com tração positiva. Freios tipo hidráulico com 2 circuitos independentes, a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras.
    
Logo após o lançamento, o esportivo foi testado por Emerson Fittipaldi e Colin Chapman. Ambos registraram suas impressões para uma reportagem no autódromo de Interlagos. O inglês elogiou o carro e declarou que compraria um se morasse no Brasil. Emerson gostou, mas disse que quatro portas não combinavam com esportividade.
     

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